O que são negócios de impacto social?

Neste texto vamos explorar um pouco mais sobre o tema, diferenciar os negócios sociais dos negócios de impacto social e apresentar os 4 princípios para os negócios de impacto social no Brasil.

ECOSSISTEMAIMPACTO SOCIALNIS

Fran Fernandes

2/8/20236 min read

Chamamos de Negócios de Impacto Social, ou NIS, os vários tipos de organizações que nascem com a intenção de contribuir para a resolução de um problema socioambiental e utilizam mecanismos de mercado para entregar produtos e serviços que os tornem financeiramente autossustentáveis, ou seja, não dependendo 100% de doações e da filantropia.

Neste texto vamos explorar um pouco mais sobre o tema, diferenciar os negócios sociais dos negócios de impacto social e apresentar os 4 princípios para os negócios de impacto social no Brasil.

Contexto de crises

Em um contexto global marcado por crises sociais, ambientais, econômicas, políticas e culturais de tamanhos gigantescos, aumentaram os questionamentos sobre a abordagem empresarial que visa somente o lucro e os retornos para os acionistas, uma vez que estas empresas acabam contribuindo para o agravamento da concentração de poder e riqueza e para o aprofundamento das desigualdades, pobreza e degradação ambiental.

Estes questionamentos fomentaram a necessidade de se pensar e criar outros modelos de empresas e organizações, com intenção, habilidade e capacidade de contribuir para a mitigação dos problemas atuais. E é neste cenário que os Negócios de Impacto Social ganham força.

Negócios Sociais (NS)

Todo o conjunto de negócios e organizações de impacto social ainda é um conceito em construção e definição não só no Brasil, mas em todo o mundo. Embora este modelo de negócio já exista há mais tempo, foi somente em 2006, com o lançamento do negócio social Grameen Danone Foods Ltd., uma iniciativa do Grupo Grameen (organização sem fins lucrativos) juntamente com o Grupo Danone (empresa privada), é que o campo dos negócios de impacto social passou a receber atenção internacional.

A grande repercussão da Grameen Danone Foods Ltd¹ como modelo de negócio, somada à experiência do Grameen Bank, que já atuava com microcrédito desde 1976, fez com que o idealizador de ambas as iniciativas, Muhammad Yunus, lançasse o termo “negócio social” para designar um novo tipo de negócio que funcionasse como alternativa à formas de organização que, prioritariamente, visavam o lucro.

Os negócios sociais surgem, então, da necessidade de aliar compromisso social e ambiental sem deixar de ser viável economicamente, ou seja, têm como principal propósito a criação de valor social utilizando mecanismos de negócios, por meio da comercialização de produtos ou serviços.

“O princípio de maximização dos lucros é substituído pelo princípio do benefício social” (Muhammad Yunus, 2010)

Uma característica importante deste modelo de “negócio social” proposto por Yunus é que todo e qualquer lucro que este negócio venha a ter, deve ser integralmente reinvestido no próprio negócio, sem haver distribuição entre seus sócios e/ou investidores.

Negócios de Impacto Social (NIS)

Acompanhando a dinâmica evolução desses novos modelos de negócio, inclusive daqueles que permitiam a distribuição dos dividendos (ou seja, a distribuição de lucros da empresa entre os seus sócios e/ou investidores) e na tentativa de incluir também outros modelos já existentes, como as organizações sem fins lucrativos onde há atividades de geração de receita, bem como as cooperativas que atuam com finalidades socioambientais, denominou-se todo este conjunto de modelos de negócio de Negócios de Impacto Social (NIS).

Assim, de acordo com a Carta de princípios para Negócios de Impacto no Brasil, como podemos olhar para este espectro de possibilidades como Negócios de Impacto Social:

Com exceção das OSC (Organizações da Sociedade Civil - popularmente conhecidas como ONGs), que não têm atividades de geração de receita e vivem puramente de doações e filantropia, assim como as empresas puramente comerciais, tudo que está neste intervalo e que alia uma missão social a uma lógica de mercado pode ser considerado um Negócio de Impacto Social.

Princípios norteadores para Negócios de Impacto no Brasil

Os princípios norteadores para Negócios de Impacto no Brasil foram propostos pela Aliança pelo Impacto, uma coalizão de organizações que atuam no desenvolvimento e fortalecimento do campo de impacto social. Neste documento são destacados 4 princípios que devem pautar as atividades dos negócios de impacto social, a saber:

Princípio 1: Compromisso com a Missão Social e Ambiental: os negócios de impacto social devem explicitar em seus documentos e comunicações (internas e externas) o compromisso com a sua missão social e ambiental e evidenciar como suas operações e seus produtos e serviços irão gerar impacto social e/ou ambiental positivo.

Princípio 2: Compromisso com o Impacto Social e Ambiental Monitorado: os negócios de impacto social precisam ter sua Teoria de Mudança explícita, monitorada e reportada periodicamente.

Princípio 3: Compromisso com a Lógica Econômica: os negócios de impacto social têm de atuar com base num modelo de operação comercial voltado à sustentabilidade financeira, por meio de receitas que venham dos produtos e serviços.

Princípio 4: Compromisso com a Governança Efetiva: os negócios de impacto social devem construir uma estrutura de governança efetiva que possibilite a implementação de ações para o atingimento dos objetivos institucionais e que considerem o desenvolvimento dos demais atores do ecossistema como parte fundamental de seu desenvolvimento.

Exemplos de NIS no Brasil

De acordo com o último Mapa dos Negócios de Impacto, realizado pela Pipe Social em 2021, foram mapeados 1.272 negócios de impacto no Brasil. Estes negócios desenvolvem soluções de diversas naturezas para os problemas socioambientais, como por exemplo, tecnologias verdes, cidadania, educação, saúde e serviços financeiros.

Conheça alguns negócios de impacto social que fazem parte deste mapa:

Moradigna

O Moradigna é um negócio de impacto social em habitação que oferece serviços de reforma incluindo a gestão, a mão de obra e materiais para famílias de classe C,D,E que vivem em casas insalubres. Para tornar o serviço acessível, eles conseguiram captar investimentos que permitiram a divisão do valor do serviço em 12 parcelas para as famílias. Saiba mais: https://moradigna.com.br

ASID Brasil

A ASID Brasil - Ação Social para a Igualdade das Diferenças é uma organização sem fins lucrativos que atua no área da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, nas suas diversas dimensões. A ASID financia as atividades da sua missão por meio da oferta de serviços para empresas, com temas diversos que tratam do voluntariado corporativo, inclusão no mercado de trabalho, responsabilidade social corporativa e parcerias. Saiba mais: https://asidbrasil.org.br/br/

Banco Pérola

O Banco Pérola é uma associação de crédito que oferece serviços de empréstimos para empreendedores. O Banco capta investimentos privados para realizar os empréstimos e faz os devidos retornos a partir da devolução dos recursos emprestados, com as condições e taxas mais justas possíveis. Saiba mais: https://creditoperola.digital/index.html

Toninho Negócios Socioambientais

O negócio Toninho Negócios Socioambientais tem foco na gestão de resíduos e educação para a reciclagem. Seu modelo de financiamento se baseia na venda dos materiais coletados e na oferta do serviço de gestão de resíduos em eventos locais, além de palestras formativas. Saiba mais: https://www.instagram.com/toninhonegociossocioambientais/

Heleva Social

A Heleva Social é um negócio de impacto social que atua na facilitação e intermediação de doações para organizações sem fins lucrativos por meio da sua plataforma, oferecendo um clube de benefícios para os doadores. O seu modelo de financiamento é o recolhimento de taxas para uso da plataforma e um percentual sobre as doações recebidas. Saiba mais: https://helevasocial.com.br/

Incubadora Social

A Incubadora Social é uma iniciativa pública de impacto social que visa à inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio do empreendedorismo e oferece capacitação, formação e assessoria técnica para criação e desenvolvimento de produtos. Sua forma de financiamento é por meio de recursos públicos e da venda dos produtos para pessoas físicas e empresas. Saiba mais: https://www.incubadora.store/

COOPERGORE

A COOPERGORE é uma cooperativa de trabalho formada exclusivamente por mulheres que é especializada na reciclagem de óleos e gorduras. A COOPERGORE financia sua atividades por meio da venda do material reciclado, que é coletado e processado na cooperativa, além da participação em editais privados com foco na questão ambiental. Saiba mais: https://www.facebook.com/coopergorepocos/?locale=pt_BR

Você conhece outros negócios de impacto social? Caso sim, conte para a gente nas nossas redes sociais ou no nosso email contato@aguardachuva.org.

___________

¹Grameen Danone Foods Ltd. foi criada com o objetivo de combater a desnutrição entre as crianças das áreas rurais de Bangladesh, fornecendo iogurte fortificado a um preço acessível para populações de baixa renda. Disponivel em https://anaiscbeo.emnuvens.com.br/cbeo/article/download/256/248