Associação A Guarda-Chuva

Somos uma organização sem fins lucrativos que tem como missão apoiar o desenvolvimento de empreendedores sociais e de seus empreendimentos de impacto no sul de Minas.

Queremos fortalecer o trabalho de pessoas que já empreendem dentro do campo social e/ou ambiental e apresentar para aquelas que ainda não empreendem, a beleza, os desafios, as possibilidades e a potência de empreender para transformar realidades.

Nossa história

Empreender com Impacto Social

A Guarda-Chuva nasceu em 2015 em Poços de Caldas/MG com a missão de disseminar a cultura empreendedora para agentes de transformação que atuavam no nosso território nos campos cultural e social.

No início, a proposta era olhar para as ferramentas e metodologias de gestão e empreendedorismo que poderiam ser hackeadas e aplicadas nestes campos. O que a gente não sabia é que isso já tinha nome e sobrenome: empreendedorismo social.

Usar princípios e estratégias do mercado para criar soluções para os desafios sociais e ambientais ou ainda criar um empreendimento que resolva problemas sociais e, ao mesmo tempo, crie receitas para se sustentar é a essência do empreendedorismo social.

Era isso que a gente queria ser e fazer e era também o que a gente queria ajudar outras pessoas a construírem.

E assim fomos nos descobrindo e nos reconhecendo dentro deste universo do empreendedorismo social, fazendo um mix com outros conhecimentos, aprendendo sobre o mercado - e separando quais práticas de lá a gente não quer (de jeito nenhum!) colocar nos empreendimentos de impacto, mas também conhecendo outras práticas, estruturas e modelos das novas economias que fazem muito sentido para a gente e para as iniciativas que criamos e apoiamos!

Nosso Propósito

Nutrir transformações a partir do empreendedorismo social

Nossa Missão

Inspirar, conectar, formar e fortalecer empreendedores sociais e iniciativas de impacto que cuidam de pessoas e do Planeta.

Nossa Visão

Ser referência no sul de Minas na conexão, formação e apoio a empreendedores sociais.

Nossos Valores

COLABORAÇÃO:

"É junto dos bão que a gente fica mió" (Guimarães Rosa)

A nossa aposta é no fazer junto e no somar forças para construirmos iniciativas potentes e de impacto generativo. É na colaboração que a gente descobre nosso maior potencial individual e coletivo e é, por meio dela, que nossas iniciativas vão gerar transformações positivas. A colaboração está traduzida também nas metodologias e modelos de governança que a AGC utiliza.

ACOLHIMENTO:

"Coração quentinho"

Este valor surgiu muito nos depoimentos e feedbacks de pessoas que passaram pela AGC. Quando as pessoas falam sobre sentir-se acolhidas aqui dentro valida a nossa intenção de criar um espaço seguro, de confiança e de partilha dos desafios. Empreender não precisa ser um movimento solitário! Que esse guarda-chuva possa acolher na sua aba todos os empreendedores sociais do sul de Minas.

SIMPLICIDADE:

"A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação" (Leonardo Da Vinci)

Com a simplicidade de um mineiro do interior, de fala e de fazer simples, um dos nossos papéis mais importantes é tornar simples, acessível e popular esse universo do empreendedorismo social. Queremos facilitar cada vez mais os processos de aprendizagem das pessoas e das organizações nesse campo e queremos trazer simplicidade para o processo de empreender e fazer negócios com impacto social.

DIVERSIDADE:

"O outro como legítimo outro" (Maturana)

Acolher a diversidade nas suas mais diversas formas nos ajuda a ampliar nossas perspectivas e visões de mundo. Para além do time AGC, queremos criar mecanismos em todos as nossas iniciativas para que, cada vez mais, a diversidade esteja presente, seja no perfil das pessoas que participam, seja nos modelos de empreendimentos de impacto.

GENEROSIDADE:

"Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas"

Generosidade vem de generar, gerar, fazer nascer. Especialmente quando se trata de conhecimento, metodologias e práticas nós não estamos aqui para 'esconder o ouro' de ninguém! A nossa ideia sempre foi compartilhar nas nossas formações e experiências tudo que estamos conhecendo, aprendendo, testando e validando dentro do campo do empreendedorismo social.

COERÊNCIA:

"Walk the talk"

É uma expressão que fala sobre alinhar à prática ao discurso. Aqui na AGC a gente fala sobre um pensar, sentir e agir integrados e coerentes, onde nossa mente, coração e vontade estão abertos para promover iniciativas que possam transformar indivíduos, organizações e sociedade. É um valor importante que nos faz, a todo momento, olhar para dentro e para fora e refletir também sobre nossas práticas individuais e coletivas.

Equipe de trabalho

Fran Fernandes

Linkedin | Instagram

Rafaela Jacon Dutra

Linkedin | Instagram

Thais Costa

Linkedin | Instagram

Rachel Stefanuto

Linkedin | Instagram

Marilda D'Ambrósio

Linkedin | Instagram

Conselho Fiscal

Fernanda Lourenço

Instagram

Luciel Oliveira

Linkedin | Instagram

Matheus Haddad

Linkedin | Instagram

Terezinha Couto

Linkedin