Afinal, o que é impacto social?

Neste texto vou abordar alguns aspectos deste campo tão interessante e ajudar você a entender melhor o que é impacto social.

IMPACTO SOCIALECOSSISTEMA

Fran Fernandes

2/1/20233 min read

Impacto Social é um termo já conhecido há bastante tempo no universo das organizações da sociedade civil (OSC), mas que nos últimos anos vem aumentando seu destaque em outros espaços, como o campo acadêmico, o campo dos modelos de negócios e também das estratégias e decisões de gestores e investidores. Mas afinal, o que é impacto social?

Neste texto vou abordar alguns aspectos desse campo tão interessante e ajudar você a entender melhor o que é impacto social. Dividirei este conteúdo introdutório em duas partes: o que é impacto social e caminhos para atuar com impacto social.

O que é impacto social?

Quando falo de impacto social ou impacto socioambiental, estou me referindo ao potencial de melhoria que uma ação, atividade, projeto, programa ou política pode trazer para a vida das pessoas e a vida do planeta.

Aqui na A Guarda-Chuva, nós entendemos o impacto social como a medida da contribuição das atividades humanas e organizacionais para o bem-estar de comunidades, culturas, grupos, territórios ou ecossistemas e que colabora para a redução ou eliminação de um problema social e/ou ambiental.

“Impacto é a medida do benefício de uma ação para a sociedade e o planeta” (Sir Ronald Cohen - Sobre impacto: um guia para a revolução o impacto, 2018)

Diante de uma realidade com questões sociais e ambientais tão alarmantes, é muito importante que este tema do impacto social seja discutido, entendido e, principalmente, incorporado - de forma genuína e responsável - em todos estes campos de atuação e também nos seus agentes.

Caminhos para atuar com impacto social

Se até há pouco tempo atrás, a missão de desenvolver ações de impacto social era delegada somente às organizações sem fins lucrativos (OSCs, popularmente conhecidas como ONGs) e aos governos, nos tempos mais recentes novos movimentos começaram a impulsionar a participação do segundo setor neste campo, fazendo nascer novos caminhos e possibilidade de atuação.

O próprio setor 2,5 (setor dois e meio), conhecido como o setor dos negócios de impacto social (NIS) toma forma a partir deste impulso, designando os negócios que nascem com uma missão social, mas atrelada à lógica do mercado, ou seja, são negócios que vêm ao mundo com uma clara missão de contribuir para a resolução de algum problema socioambiental e fazem isso por meio da oferta dos seus produtos e serviços.

Além disso, muitas empresas, das mais novas às mais tradicionais, estão aderindo a movimentos como o Capitalismo Consciente, ESG, Sistema B, cujos princípios estão diretamente ligados ao impacto social em toda sua cadeia produtiva e seus relacionamentos.

Seja pelo aumento da conscientização social e ambiental, seja pelas expectativas de consumidores e investidores por práticas éticas e sustentáveis, seja pelas mudanças regulatórias e fiscais que incentivam práticas sociais e ambientais responsáveis ou ainda seja pela melhora da reputação e da lealdade dos clientes, as marcas e organizações têm voltado os olhos cada vez mais para o impacto social.

Assim, acredito que a atuação com impacto social hoje possa acontecer em todos os setores (governos, empresas, organizações sem fins lucrativos, negócios de impacto) e em todas as áreas de formação e penso também que, criar soluções de impacto social passa a ser uma habilidade de extrema importância para qualquer profissional do presente e do futuro.

Se você deseja aprofundar neste assunto e aprender mais sobre o impacto social, inscreva-se na nossa série de vídeos "Por dentro do Ecossistema de Impacto Social" e conheça mais sobre este campo que só cresce em todo mundo.

Foto: Fran Fernandes - Acervo A Guarda-Chuva