A Guarda-Chuva na Oficina de Avaliação e acompanhamento de resultados

AGC participa de oficina oferecida pelo Instituto Alcoa em parceria com o FICAS para trabalhar o tema do monitoramento e avaliação de impacto dos projetos sociais que receberão investimento do Instituto.

INVESTIMENTO DE IMPACTOPARCERIASGESTÃONOTÍCIAS

Rachel Stefanuto

9/15/20232 min read

No dia 12 de setembro, das 08h30 às 17h, na Alcoa, participamos da Oficina de Avaliação e Acompanhamento de Resultados conduzida pela equipe do FICAS, contratada pelo Instituto Alcoa, além da presença da Diretora Executiva do Instituto Alcoa representante do Instituto Alcoa, Monica Espadaro, e do Coordenador de Relações Comunitárias e Comunicação da Alcoa, Fábio Costa.

Participaram as 4 organizações aprovadas pelo Edital 2023 de Apoio a Projetos Locais (ADEFIP, Benetti, Assosul e Fungotac) e as Organizações selecionadas como Projetos Estratégicos: A Guarda Chuva e a Bem Viver. Todas as 6 organizações receberão o apoio do Instituto Alcoa.

A oficina teve como objetivos: promover a integração das organizações e dialogar a respeito dos conceitos e o sentido da avaliação.

As organizações compartilharam sua percepção de avaliação utilizando imagens que foram disponibilizadas:

- registros

- fazer junto

- diferentes olhares, registros

- ganhos

- antes e depois

- ferramentas

- fortalecimento

- aprendizagem

Antes de trabalhar os conceitos, a equipe do FICAS trouxe importantes contribuições relativas ao sentido, ao por quê e para quê da avaliação para a gestão interna da organização:

- redirecionar e aprimorar as práticas e o processo

- aprendizagem contínua

- valorização da pluralidade

- oportunidade de reflexão

- geração de descobertas

O sentido da avaliação para fora da organização também foi discutido:

- transparência e compromisso ético

- disseminação dos resultados

- inspiração para outras organizações

- influenciar políticas públicas

Também foram trabalhados os diferentes tipos de avaliação e quando devemos fazer o acompanhamento e as avaliações.

Foi conduzido um exercício prático fundamental para o processo de avaliação: a construção dos indicadores tanto qualitativos, quanto qualitativos.

No final da oficina fomos orientados em relação à prestação de contas, sua periodicidade para que o projeto possa ter sua execução acompanhada, além de viabilizar o monitoramento dos resultados alcançados e verificação do uso dos recursos recebidos. Enfim, foram dados esclarecimentos sobre os próximos passos.

No fechamento todos puderam expressar com qual sentimento estávamos saindo da oficina e, para mim, prevaleceu o sentimento de gratidão pelo importante aprendizado.

Foto: Oficina de Avaliação e Acompanhamento de Resultados. Fonte: Divulgação FICAS