O que é Empreendedorismo Social?

Saiba o que é o empreendedorismo social e conheça as principais características dos empreendedores sociais

EMPREENDEDORISMO SOCIAL EMPREENDEDORES SOCIAIS

Francine Fernandes

4/26/2022 2 min read

O empreendedorismo social é um movimento transformador que tem como propósito desenvolver organizações, projetos e negócios que criem soluções para as questões sociais e/ou ambientais como o desemprego, a fome, a pobreza, a criminalidade, a desigualdade social e econômica, a violência, a corrupção, o desmatamento, a extinção das espécies e tantos outros…

Neste tipo de empreendedorismo, as soluções desenvolvidas pelos empreendedores e empreendedoras sociais produzem bens e serviços em benefício da comunidade e promovem a melhoria na qualidade de vida das pessoas e do planeta.

Assim, pode-se dizer que a principal diferença entre o empreendedorismo tradicional e o social, é que, o empreendedorismo social tem a missão de criar valor social e não apenas valor privado.

Principais características do empreendedorismo social

Diferente do empreendedorismo tradicional, que tem o lucro como o seu principal propósito e a conquista material como sua maior motivação, o empreendedorismo social se fundamenta na promoção da melhoria das condições de vida das pessoas e dos ecossistemas e fortalece a sua motivação no propósito transformador dos empreendedores sociais.

Os empreendedores e empreendedoras sociais são as pessoas que lideram e participam ativamente de organizações, projetos ou negócios sociais que têm como missão endereçar alguma questão social ou ambiental.

“Empreendedores sociais são estas pessoas - sonhadores práticos que têm o talento e a habilidade e a visão para resolver os problemas, para mudar o mundo para melhor.” (Jeff Skoll)

É importante ressaltar que os empreendimentos sociais podem ser organizados com ou sem fins lucrativos, desde que mantenham como o objetivo principal do negócio seja o impacto social.

Para quem quer começar a empreender socialmente

Para quem quiser explorar mais o universo do empreendedorismo social, indicamos o lindo e inspirador documentário “Quem se importa” de Mara Mourão. O documentário acompanha a história de 19 empreendedores sociais e suas iniciativas ao redor do mundo e conta como eles transformam a vida das pessoas. O documentário está disponível para alugar no Youtube (R$ 6,90), aqui neste link.